- Centro Social e Paroquial de Cabril (CSPC)
- Missão, Visão e Valores
- Organograma
- Orgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
O surgimento do Centro Social e Paroquial de Cabril (CSPC) teve por base, a ausência de serviços organizados de apoio social que esta freguesia apresentava para apoio à terceira idade e a pessoas e famílias que por motivos de doença ou deficiência não pudessem, temporariamente ou permanentemente, praticar com autonomia atos indispensáveis para a satisfação das suas necessidades básicas.
Numa fase inicial, sendo Pároco, Pe. Amadeu Monteiro da Silva, em 1996, foi fundada a instituição e criado o acordo para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, a funcionar nas instalações da residência paroquial.
Este serviço dava resposta apenas à freguesia de Cabril, sendo em 2006 alargada a sua área de abrangência a mais três freguesias: Ferral; Covêlo do Gerês e Paradela e às aldeias de Cela e Sirvozelo da freguesia de Outeiro.
A população maioritariamente envelhecida desta localidade; a elevada expressão das pessoas idosas que se sentem sozinhas, nomeadamente devido à emigração dos filhos e ao isolamento geográfico que se faz sentir na zona; a falta de condições habitacionais em que vivem estes idosos (sem água canalizada, electricidade, casa de banho, aquecimento…); as carências económicas (população que vive da agricultura); a falta de acessos e vias de comunicação, de meio de transportes e de canais de serviços, que carece esta freguesia e freguesias abrangidas pelo Centro Social, manifestam a necessidade de criar novos apoios, organizados e institucionais, novas respostas para este público.
É em 2006, através de projecto apresentado ao programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, para a criação de novas infra-estruturas, que o CSPC consegue alargar o seu âmbito de resposta para mais duas Respostas Sociais: Centro de dia e Lar de Idosos, dando-se em 2010 a inauguração da nova infra-estrutura. Esta iniciativa teve como dirigente o Pe. Domingos Santos, que em 2002 foi nomeado Pároco de Cabril e Presidente do CSPC.
O CSPC, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), celebra acordo de cooperação típico para as respostas sociais de Lar de Idosos, Centro de Dia, com o Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, em Dezembro de 2009, encontra-se registado na Direcção geral da Segurança Social, como IPSS, no livro n.º6 das Funções de Solidariedade Social sob o n.º10/2006, a fls. 143 Verso e 144.
Este estabelecimento/estrutura prestadora de serviços rege-se igualmente pelo estipulado no:
• Despacho normativo n.º75/92 de 23 de Abril – Cooperação entre Segurança Social e as IPSS;
• Despacho Normativo n.º 12/98 de 25 de Fevereiro – Normas reguladoras dos lares;
• Contrato Colectivo de Trabalho para as IPSS.
Por se tratar de uma instituição da igreja, o presidente do Centro Social e Paroquial de Cabril será sempre o Pároco da freguesia, o qual poderá delegar as suas funções no vice-presidente. Actualmente, (desde Setembro 2011) a presidência cabe ao Pe. Carlos Rubens.
Missão
Promover a alegria e o bem-estar num ambiente familiar;
Visão
Prestar serviços de excelência aos utentes e famílias, envolvendo a comunidade;
Valores
Responsabilidade, Fraternidade; Sensibilidade, Transparência, Cooperação, Empatia
Direção:
Presidente: Padre Carlos Manuel Dias Rubens;
Vice-Presidente: Dr. António Gonçalves de Araújo;
Tesoureiro: Maria de Fátima Gonçalves Martins;
1º Secretário: Sr. Domingos Carvalho Pereira;
2º Secretário: Sr. Manuel José Gonçalves Afonso;
Conselho Fiscal:
Presidente: Sr. Francisco Luís Macedo Giesteira;
1º Vogal: Sr. Avelino Gonçalves Pereira;
2º Vogal: Sr. Jaime Pereira Martins;
|