Instituição

  • Centro Social e Paroquial de Cabril (CSPC)
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O surgimento do Centro Social e Paroquial de Cabril (CSPC) teve por base, a ausência de serviços organizados de apoio social que esta freguesia apresentava para apoio à terceira idade e a pessoas e famílias que por motivos de doença ou deficiência não pudessem, temporariamente ou permanentemente, praticar com autonomia atos indispensáveis para a satisfação das suas necessidades básicas. 

Numa fase inicial,  sendo Pároco, Pe. Amadeu Monteiro da Silva, em 1996,  foi fundada a instituição e criado o acordo para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário,   a funcionar nas instalações da residência paroquial.

Este serviço dava resposta apenas à freguesia de Cabril, sendo em 2006 alargada a sua área de abrangência a mais três freguesias: Ferral; Covêlo do Gerês e Paradela e às aldeias de Cela e Sirvozelo da freguesia de Outeiro.

A população maioritariamente envelhecida desta localidade; a elevada expressão das pessoas idosas que se sentem sozinhas, nomeadamente devido à emigração dos filhos e ao isolamento geográfico que se faz sentir na zona; a falta de condições habitacionais em que vivem estes idosos (sem água canalizada, electricidade, casa de banho, aquecimento…); as carências económicas (população que vive da agricultura); a falta de acessos e vias de comunicação, de meio de transportes e de canais de serviços, que carece esta freguesia e freguesias abrangidas pelo Centro Social,  manifestam a necessidade de criar novos apoios, organizados e institucionais, novas respostas para este público.  

É em 2006,  através de projecto apresentado ao programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, para a criação de novas infra-estruturas, que o CSPC consegue alargar o seu âmbito de resposta para mais duas Respostas Sociais: Centro de dia e Lar de Idosos, dando-se em 2010 a inauguração da nova infra-estrutura. Esta iniciativa teve como dirigente o Pe. Domingos Santos, que em 2002 foi nomeado Pároco de Cabril e Presidente do CSPC. 

 
O CSPC, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), celebra acordo de cooperação típico para as respostas sociais de Lar de Idosos, Centro de Dia, com o Centro Distrital  de Segurança Social de Vila Real, em Dezembro de 2009, encontra-se registado na  Direcção geral da Segurança Social, como IPSS, no livro n.º6 das Funções de  Solidariedade Social sob o n.º10/2006, a fls. 143 Verso e 144.

Este estabelecimento/estrutura prestadora de serviços rege-se igualmente pelo estipulado no:
• Despacho normativo n.º75/92 de 23 de Abril – Cooperação entre Segurança Social e as IPSS;
• Despacho Normativo n.º 12/98 de 25 de Fevereiro – Normas reguladoras dos lares;
• Contrato Colectivo de Trabalho para as IPSS.

Por se tratar de uma instituição da igreja, o presidente do Centro Social e Paroquial de Cabril será sempre o Pároco da freguesia, o qual poderá delegar as suas funções no vice-presidente. Actualmente, (desde Setembro 2011) a presidência cabe ao Pe. Carlos Rubens.

Missão

Promover a alegria e o bem-estar num ambiente familiar;

 

Visão

Prestar serviços de excelência aos utentes e famílias, envolvendo a comunidade;

 

Valores

Responsabilidade, Fraternidade; Sensibilidade, Transparência, Cooperação, Empatia

Direção:

 

Presidente: Padre Carlos Manuel Dias Rubens;

Vice-Presidente: Dr. António Gonçalves de Araújo;

Tesoureiro: Maria de Fátima Gonçalves Martins;

1º Secretário: Sr. Domingos Carvalho Pereira;

2º Secretário: Sr. Manuel José Gonçalves Afonso;

 

Conselho Fiscal:

 

Presidente: Sr. Francisco Luís Macedo Giesteira;

1º Vogal: Sr. Avelino Gonçalves Pereira;

2º Vogal: Sr. Jaime Pereira Martins;

# Ficheiro Data de Upload
1 Contas 2015 OCIP 2016-10-03
2 Contas 2017 2018-07-30
3 Contas 2016 2018-08-02
4 Mapa Balanço 2017 2018-08-02
5 Demonstração de Resultados por Natureza 2017 2018-08-02
6 Balanço 2018 2019-06-27
7 Demonstração resultados por natureza 2018 2019-06-27
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais